top of page

INFORMATIVO

 

ÍNDICES DE REAJUSTES NEGOCIADOS COM O SINTEP SÃO APROVADOS EM SEGUNDA VOTAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL E SANCIONADOS PELO PREFEITO

 

  Na última terça feira (17/05) o SINTEP esteve presente na Câmara Municipal e acompanhou a segunda votação dos Projetos de Leis que tratavam dos reajustes de 9,39% no salário base e 11,57% no vale alimentação. Na ocasião os vereadores presentes aprovaram os referidos projetos de lei e receberam os representantes do SINTEP que solicitaram apoio nas questões referentes a revisão do Estatuto dos Servidores Públicos de Poá e do Plano de Carreira dos profissionais em educação já que após análise e discussão junto à SME, os mesmos seriam encaminhados à Câmara Municipal para serem debatidos nas comissões específicas que tratam das questões jurídicas e orçamentárias.

No último dia 19/05 o prefeito Marcos Borges sancionou a lei sobre os reajustes e a divulgação saiu na edição do último sábado (21/05) do Diário de Suzano garantindo assim o reajustes de 9,39% e 11,57% a todos os educadores municipais de Poá a partir de 1º de maio.

 

SINTEP APRESENTOU ALGUMAS REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA SOBRE A REVISÃO DO ESTATUTO E DO PLANO DA EDUCAÇÃO À SME

 

  Em reunião realizada na última quarta -feira (18/05), o SINTEP participou levando a mesma, as demandas apresentadas pela categoria nos encontros realizados por segmentos entre os dias 06/05 e 11/05 reforçando os anseios e desejos dos educadores para essas eventuais mudanças e a disponibilidade de luta dos educadores caso as reivindicações não sejam contempladas conforme solicitações. A SME ouviu os representantes do SINTEP e afirmou que não medirá esforços para que a reestruturação aconteça de forma a corrigir essas falhas.

 

SME APRESENTOU AO SINTEP PROPOSTAS DE CRITÉRIOS PARA CONTAGEM DE TEMPO PARA O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES/AULAS ENTRE OS PERÍODOS DE JULHO/2016 E JUNHO/2017

 

  Ainda na reunião de quarta feira o novo diretor do Ensino Fundamental, Mario Flavio Silva Costa, apresentou ao SINTEP uma nova proposta a ser debatida na rede que trata dos novos critérios de pontuação para o processo de atribuição de classes/aulas que visa corrigir a discrepância entre um ítem e outro e assegurar critérios justos entre os professores da rede ao longo de sua carreira. Após análise do documento o SINTEP remeteu o seguinte parecer ao diretor:

 

PONTOS POSITIVOS: 

  • De fato a tabela corrige essa discrepância e se regulamentada para vigorar nos próximos anos não acarretará nenhum prejuízo aos educadores ao longo de sua carreira A PARTIR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO;

  • Pela primeira vez será debatida com os educadores antes mesmo de ser publicada (Será passada aos gestores que se encarregarão de levar ao conhecimento dos professores durante os HTPC´S).

 

PONTOS NEGATIVOS:

  • Não corrige as distorções cometidas até o momento como por exemplo a alteração da pontuação por dia trabalhado que passou de 0,1 para 0,005 desde julho/2014 que faz com que os profissionais ingressantes neste período jamais tenham a possibilidade de concorrência com os profissionais ingressantes anterior a este período (segundo o diretor Mario Flávio juridicamente não é possível retroagir com os novos critérios, pois se tratam de direitos adquiridos e muitos profissionais entrariam com processo obtendo ganhos judiciais).

 

SUGESTÕES DO SINTEP:

  • Verificar a possibilidade de pontos proporcionais conforme:

  1. Lotação na unidade escolar (Justificativa: Fortaleceria o vínculo do educador com a unidade escolar e a  realidade da mesma contribuindo no processo de ensino e de aprendizagem).

  2. Participação nos colegiados da escola (Associação de Pais e mestres-APM e Conselho de Escola. Justificativa: Fortaleceria estes colegiados e consequentemente a autonomia das escolas nas tomadas de decisões). 

  •  Extensão desses critérios, quando debatidos e aprovados, a todos os funcionários da educação. sem excessão.

  O SINTEP vai acompanhar este processo para que a categoria tenha participação na elaboração desses critérios e que os mesmos sejam levados em consideração quando regulamentados.

 

 

SINTEP COBRA TRANSPARÊNCIA E SME LANÇA PORTAL DA EDUCAÇÃO

 

  Após cobrança do SINTEP quanto a acessibilidade das informações à rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação lançou na última quinta-feira (19/05) um portal com inúmeras ferramentas que vai possibilitar a integração entre a pasta, os educadores e a comunidade seja ela por meio de informações ou também por meio dos serviços a serem disponibilizados na página. O SINTEP considera importante tal lançamento ainda mais por estarmos numa era altamente tecnológica e os trabalhos dos profissionais em educação, mesmo diante de inúmeras dificuldades, colocarem Poá como a cidade com o melhor IDEB de todo Alto Tietê. 

 

SINTEP VAI COBRAR DO PREFEITO CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS CONSTANTES NO PROTOCOLO DE NEGOCIAÇÃO

 

  Nos próximos dias representantes do SINTEP irão se reunir com o prefeito e cobrar alguns ítens que ficaram acertados em protocolos como por exemplo as propostas de plano de saúde que se encontravam em fase final de estudo, a possibilidade do fornecimento do vale alimentação ser pago em dinheiro juntamente com o salário, para que o desconto de R$12,50 referente a empresa que fornece o cartão não seja mais efetuado e o andamento das questões relacionadas ao Regime de Previdência Própria que seria apresentado até o final do ano ao funcionalismo municipal. 

 

AVANTE:

O PODER DAS NOSSAS CONQUISTAS

DEPENDE DA FORÇA DA NOSSA LUTA!

 

A DIRETORIA

 

 

 

 

bottom of page